Iniciando os trabalhos com grupos cooperativos de base
Após toda a preparação o professor pode começar com uma roda de conversa para verificar o que os alunos entendem por trabalhar em grupo e trabalhar cooperativamente. As primeiras atividades com grupo de base devem ter como objetivo levar os alunos a compreender a nova organização das aulas. Os alunos devem romper com a ideia de trabalho individualista e competitivo que estão habituados a trabalhar em outras metodologias.
No momento em que o professor perceber que está consolidada a ideia de cooperação entre os alunos e se sentir pronto para o trabalho com os grupos de base, a primeira atividade a ser desenvolvida pode ser a escolha de um nome para o grupo. Nesse momento o professor deve observar como os alunos conduzem uma discussão e chegam à um consenso utilizando estratégias que garantam a participação de todos. E caso isso não aconteça, é um ótimo momento para intervir.
O trabalho no dia-a-dia:
O trabalho com a AC pode seguir dois caminhos, o professor pode escolher alguma técnica já elaborada para estruturar a sua aula ou pode fazê-la como lhe convém desde que em seu planejamento preveja atividades e momentos que garantam as cinco características da AC.
Para isso é aconselhável que as atividades sigam a seguinte ordem:
-
Identificação das competências sociais que serão trabalhadas
-
Estudo em grupo (por meio de pesquisas, leituras ou uma das técnicas apresentadas)
-
Sistematização do estudo (por meio de atividades, situações-problema, listas de exercícios, produção de textos, cartazes, desenhos ou questionários)
-
Avaliação individual do conteúdo conceitual estudado
-
Autoavaliação individual e do grupo
Essas atividades não precisam necessariamente acontecer em todas as aulas, mas é indicado que esses passos sejam realizados para cada novo conteúdo conceitual trabalhado.